Inspiração...
Processo de sugar o ar para dentro do organismo, para depois liberá-lo para fora do corpo através da expiração.
As funções metabólicas normais das células requerem um fornecimento constante de oxigênio.
Inspiração...
Do latim inspiratio, do verbo aspiro, soprar para dentro. Segundo o Dicionário Aurélio, qualquer estímulo ao pensamento ou à atividade criadora.
Inspiração...
Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes.
São únicas em sua estrutura, mas, independente da sua diversidade, obedecem a um só modelo básico. Suas flores são o que distingue uma orquídea de todas as demais famílias de plantas.
A orquídea é altamente evoluída em se tratando de suas flores e partes vegetativas. Isso permitiu sua adaptação a praticamente todos os ambientes.
Os herbalistas do século XVII chamavam-nas de Satírias, em referência ao deus Sátyros, conhecido na mitologia grega como habitante das florestas e que, segundo os pagãos, tinha chifres curtos e pés e pernas de bode.
Na língua portuguesa, a palavra sátiro é sinônima de devasso e libidinosa.
De acordo com a lenda, Orchis, o filho de um Sátiro com uma Ninfa, fora assassinado pelas Bacantes, sacerdotisas de Baco, Deus do vinho. Graças às preces de seu pai, Orchis teria sido transformado em uma flor, que agora leva o seu nome: Orchid, em português, Orquídea.
Desde a Idade Média, as orquídeas são populares por suas supostas propriedades afrodisíacas. Preparados especiais utilizando as raízes tuberosas e folhas carnosas de algumas espécies foram tidas como estimulantes sexuais e até mesmo capazes de auxiliar na produção de bebês do sexo masculino. Tornaram-se assim, sinônimo de fertilidade e virilidade.
Existem histórias sobre bruxas usarem as raízes tuberosas das orquídeas (semelhantes a testículos humanos) no preparo de poções mágicas: as frescas para promover o amor, as secas para provocar paixões.
E a você? O que te inspira?